O que significa liberdade para ti?
A verdadeira liberdade vai muito além da ausência de restrições externas.
Como disse Viktor Frankl, autor de Em Busca de Sentido, “Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta reside o nosso crescimento e a nossa liberdade.” A liberdade, então, é a capacidade de escolhermos como reagimos ao que a vida nos apresenta — é a escolha consciente entre o medo e a coragem, entre a raiva e a compaixão.
Para muitos, a liberdade pode parecer algo exterior, como a ausência de limitações sociais, políticas ou económicas. No entanto, autores como Jiddu Krishnamurti lembram-nos que “A verdadeira liberdade é interior. É a libertação da mente de todo o medo.” Libertar-se de crenças limitadoras, dos padrões de pensamento negativos, e de expectativas externas é o primeiro passo para descobrir a liberdade pessoal.
Liberdade é, assim, o poder de nos reinventarmos continuamente, de sermos fiéis a quem somos, mesmo quando as circunstâncias exteriores parecem esmagadoras. É viver de acordo com os nossos valores mais profundos e encontrar um caminho que ressoe com a nossa verdade interior. Para alguns, pode ser a libertação das expectativas dos outros; para outros, a liberdade é a coragem de seguir os seus próprios sonhos, independentemente dos obstáculos.
Liberdade é, acima de tudo, a escolha de viver plenamente, em sintonia com o que nos faz sentir vivos e conectados ao mundo.