fbpx

O que é que dá sentido e valor à tua vida?

Ao refletir nas coisas que fazem a vida ter significado, é possível chegar à conclusão que não são os grandes eventos, mas sim os momentos quotidianos que enchem o coração. As conversas que aquecem a alma, os gestos de bondade que dás e recebes, as paixões que segues por puro amor. Quando encontramos propósito nas pequenas coisas, percebemos que o valor da vida é uma coisa que cultivamos diariamente.

O que torna a tua vida única e cheia de sentido não se encontra”lá fora”. Está no modo como escolhes viver e nas conexões que crias com os outros e com o mundo ao teu redor.

Participar da vida significa estar presente nos nossos atos, relacionamentos e intenções. Cada ação que tomamos, por mais pequena que seja, tem o potencial de refletir quem somos e o que acreditamos. Isto leva-nos a refletir sobre uma verdade profunda: em última análise, o sentido da vida está em participar nela de forma a que a nossa virtude enquanto seres humanos se possa expressar plenamente. Fazemo-lo através da benevolência dos nossos atos para com os outros e da nossa responsabilidade para com o bem comum. Ao vivermos com compaixão, empatia e generosidade, não só satisfazemos a nossa própria humanidade, mas também contribuímos para a elevação dos que nos rodeiam.

É aquilo que criamos, mediante decisões conscientes e da maneira como respondemos às circunstâncias da vida. Quando nos comprometemos com o bem-estar dos outros e agimos em prol de uma coisa maior do que nós próprios, tocamos na essência do que nos faz humanos.

Assim, a pergunta sobre o que dá sentido e valor à tua vida pode ser respondida com as tuas ações diárias. Como tratas os que estão à tua volta? De que forma estás a contribuir para o mundo? Quando vives com o propósito de servir, de criar laços genuínos e de agir com integridade, o valor emerge naturalmente, e o sentido torna-se claro.

pt_PT